Eu apoio a causa animal !
O método B³ é uma ferramenta a disposição da proteção e bem estar animal.
Dicas de posse responsável:
-
Antes de adquirir um animal, considere que seu tempo médio de vida é de 10 anos – muitos podem viver por mais . Por isso, é importante que todos os membros da família concordem com a decisão. Procure orientação e informação para o cão ideal ao seu estilo de vida.
-
Animais geram custos com alimentação, saúde e bem-estar. Verifique se o orçamento familiar permite esses gastos extras.
-
Nas férias e feriados prolongados, alguém da casa pode cuidar do animal?
-
Verifique se estão vacinados e desparasitados .
-
Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida como tamanho, personalidade e espaço físico necessário para que o animal viva com conforto.
-
Mantenha o seu animal sempre dentro de casa, jamais solto na rua. Para os cães, os passeios são fundamentais. Utilize uma coleira ou guia para conduzi-lo e deixe a tarefa para quem possa contê-lo (no caso de cães grandes ou fortes).
-
Zele pela saúde do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o regularmente.
-
Animais demandam atenção. Faça carinho, brinque e interaja com ele.
-
Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características e limitações
.
-
Animais fazem sujeira. Destine um espaço na residência para isso. Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
-
Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Centro de Controle de Zoonoses, ou órgão similar na sua cidade. Informe-se sobre a legislação do local. Se possível, recomenda-se uma identificação permanente (microchip).
-
Evite as crias indesejadas de cães e gatos. Castre os machos e as fêmeas. A castração é a único método definitivo no controle da procriação e não tem contraindicações.
Como fazer o registro do animal
A necessidade de registro do animal é obrigatório em algumas localidades e deve ser feito no órgão responsável da Prefeitura na sua cidade.
Capital
Na cidade de São Paulo, a Lei Municipal nº 13.131/2001 estabelece o cadastro no Registro Geral Animal – RGA.
Após fazer o registro no Centro de Controle de Zoonoses – CCZ ou num local credenciado, o animal recebe uma plaqueta com os seus dados. Para mais informações, ligue para o 156 ou acesse a página do CCZ.
Outras cidades do Estado
Nas outras cidades de São Paulo, procure o Centro de Controle do Zoonoses da prefeitura local, ou órgão equivalente, para obter informações sobre o registro do seu animal doméstico.